SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O método direto no ensino de línguas estrangeiras no Colégio Pedro II na década de 1930A supremacia da escrita sobre a oralidade: uma análise de práticas matemáticas de sujeitos de região de colonização alemã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SIMOES, José Luís  e  PEDROSA, Tulane Silva de Souza. História do Grupo Escolar Elizeu Campos de Mirandiba (Pernambuco). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.597-613.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-19.

O presente artigo é efeito da nossa dissertação de mestrado, que teve como um de seus objetivos historiar a gênese da educação pública na cidade de Mirandiba, localizada no sertão pernambucano. O Grupo Escolar Elizeu Campos foi inaugurado em 1934 e demolido em 1990, teve como aportes pedagógicos a tradicional cartilha e o método intuitivo, atrelados a rigidez proveniente do civismo e patriotismo, características dos grupos escolares em âmbito nacional. O Grupo Escolar Elizeu Campos institui-se por esforço do Coronel Elizeu Campos, personagem que também fundou a cidade juntamente com os quilombolas, índios e famílias andarilhas do pós-cangaço. Os entraves políticos que levaram a construção e demolição da instituição escolar foi a questão com a qual problematizamos este estudo, nos levando a ex-alunos, professores e literaturas que pudessem responder e reconstruir a história da educação em Mirandiba, e da primeira escola pública do local.

Palavras-chave : Grupo Escolar; História da Educação; Mirandiba; Pernambuco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )