SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A habitação do professor primário em meio rural durante a I República Portuguesa (1910-1926): análise de projetos de escolas e residênciasA Psicologia no Curso de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil, 1960-1970) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CONCEICAO, Cíntia Nascimento de Oliveira. Instituto de Educação do Estado da Guanabara: pioneirismo e formação para o audiovisual educativo (1960-1975). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.723-735.  Epub 26-Out-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-4.

O objetivo do artigo é analisar o circuito de Televisão Educativa do Instituto de Educação do Estado da Guanabara, destacando a centralidade do professor como produtor de conteúdo para televisão, atuante na concretização de um ideal de audiovisual educativo que atendesse as expectativas da sociedade no âmbito cultural, político e econômico. A formação para a televisão educativa sinalizou caminhos para a criação de uma didática própria para os audiovisuais educativos atenderem a uma demanda crescente de escolarização que ocorreu com a expansão da educação em consonância com ideais democráticos liberais para a construção de um Brasil “moderno”. Para a realização da pesquisa trabalhamos com diferentes tipos de arquivos como: documentos de arquivos pessoais, periódicos da Hemeroteca Digital Brasileira e o acervo do Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação - CEMI.

Palavras-chave : Audiovisual educativo; Formação de professores; Teleducação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )