SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Instituto de Educación del Estado de Guanabara: pionerismo y formación para el audiovisual educativo (1960-1975)Nuevas tecnologías aplicadas a la investigación en Historia de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PRADO, Claudio Gonçalves  y  GATTI JUNIOR, Décio. A Psicologia no Curso de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil, 1960-1970). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.736-752.  Epub 26-Oct-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-5.

Trata-se da busca de compreensão da importância e dos conteúdos disciplinares vinculados à Psicologia na primeira década de funcionamento, entre 1960 e 1970, do Curso de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil). Partiu-se de ideias de Certeau (1979), Chervel (1990), Santos (2007) e Goodson (2008 e 2010). Examinaram-se os conteúdos disciplinares, bem como o depoimento de egressa do curso. Percebeu-se a presença significativa dos saberes psicológicos, com mais de uma disciplina, oferecidas ao longo de todo curso, o que alcançava um quinto da carga-horária total (570h/a, em 2.800h/a). Além das tradicionais Psicologia Geral e Educacional, também foi possível conhecer a disciplina nomeada Psicologia Especial, na qual, à época, enfatizaram-se conhecimentos da Psicopatologia. Concluiu-se que a Psicologia tinha centralidade na formação dos pedagogos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia na primeira década de funcionamento do Curso de Pedagogia, ainda que mediante dificuldades quanto à qualificação docente, o que prejudicou a especificidade da temática educacional.

Palabras clave : Educação; História; Disciplina; Psicologia; Psicopatologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )