SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A Psicologia no Curso de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil, 1960-1970)Os dois Brasis: o rural e o urbano nas publicações e pesquisas do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1956-1964) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ROCHA, Fabio Gomes  e  NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Novas tecnologias aplicadas à pesquisa em História da Educação. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.753-763.  Epub 26-Out-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-6.

O emprego de novos recursos para suporte à pesquisa histórica é uma imposição da atualidade aos investigadores do campo da História da Educação, não devendo se limitar à aplicação técnica, mas se estender ao exame de processos tecnológicos que venham a potencializar a exploração de fontes. Nesse contexto, o presente trabalho, teve como objetivo caracterizar o estado do conhecimento acerca das novas tecnologias empregadas nas pesquisas de História da Educação, a partir das publicações disponíveis no Portal de periódicos e no BDTD CAPES. Buscou-se verificar quais são as tecnologias empregadas e o contexto de sua aplicação. Os resultados indicaram que a digitalização tem sido o recurso mais utilizado nos trabalhos dos pesquisadores desse campo. Constatou-se, ainda, que a disponibilização dos documentos coletados ocorre, com maior frequência, por meio de CD/DVD. Com menor incidência, os autores investiram na elaboração de banco de dados e repositórios para a distribuição de conteúdos.

Palavras-chave : Digitalização; História da Educação; Novas tecnologias; Repositório digital.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )