SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3“Everything is so far in time, and here everything is present, so alive, reaching my quill pen” . Piauí education and autobiographical writing in the work of Cristino Castelo Branco (1892-1931)Eighteenth-century History teaching manuals: reflections on Christianity in school history in the Brazilian Empire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MARIANO, Jorge Luís Mazzeo  and  RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. A bandeira é o símbolo vibrante da pátria: traços nacionalistas na cultura escolar do Oeste paulista. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.796-816.  Epub Oct 26, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-9.

O objetivo deste artigo é discutir a penetração de alguns traços nacionalistas na cultura escolar das primeiras instituições públicas de ensino da região do extremo oeste paulista. O recorte espacial compreendeu os municípios de Presidente Bernardes e Presidente Venceslau, entre 1932 e 1960. Por meio do aporte da História Oral, foram realizadas entrevistas com docentes e discentes que frequentaram as instituições no período. Utilizou-se também dos referenciais da História Cultural e da História Regional. Durante os 28 anos enfocados o Estado criou políticas de incentivo ao patriotismo que incidiam nas escolas, sendo possível constatar que as docentes contribuíram para a disseminação de elementos nacionalistas uma vez que a cultura escolar incorporou e difundiu diversas práticas ufanistas.

Keywords : Traços nacionalistas; Cultura Escolar; Grupo Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )