SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3“Hasta ahora todo en el tiempo, y aquí todo está presente, tan vivo, corriendo hacia la pluma de mi pluma”. Escritura autobiográfica y educación de Piauí en la obra de Cristino Castelo Branco (1892-1931).Manuales de enseñanza de Historia oitocentistas: reflexiones sobre el cristianismo en la historia escolar en el Imperio de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MARIANO, Jorge Luís Mazzeo  y  RIBEIRO, Arilda Ines Miranda. A bandeira é o símbolo vibrante da pátria: traços nacionalistas na cultura escolar do Oeste paulista. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.796-816.  Epub 26-Oct-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-9.

O objetivo deste artigo é discutir a penetração de alguns traços nacionalistas na cultura escolar das primeiras instituições públicas de ensino da região do extremo oeste paulista. O recorte espacial compreendeu os municípios de Presidente Bernardes e Presidente Venceslau, entre 1932 e 1960. Por meio do aporte da História Oral, foram realizadas entrevistas com docentes e discentes que frequentaram as instituições no período. Utilizou-se também dos referenciais da História Cultural e da História Regional. Durante os 28 anos enfocados o Estado criou políticas de incentivo ao patriotismo que incidiam nas escolas, sendo possível constatar que as docentes contribuíram para a disseminação de elementos nacionalistas uma vez que a cultura escolar incorporou e difundiu diversas práticas ufanistas.

Palabras clave : Traços nacionalistas; Cultura Escolar; Grupo Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )