SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3La bandera es el simbolo vibrante de la patria: rasgos nacionalistas en la cultura escolar en el Oeste paulistaHistoria de las prácticas de evaluación y enseñanza en la USP: marcas de la misión francesa en la educación universitaria en Sao Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de  y  GUIMARAES, Selva. Manuais de ensino de História oitocentistas: reflexões sobre o cristianismo na história escolar no Império do Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.817-836.  Epub 26-Oct-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-10.

Este texto apresenta resultados de uma investigação acerca dos compêndios de História Universal, de Victor Duruy e Pedro Parley, aprovados e adotados pelo Estado Imperial brasileiro para o ensino da História nas escolas secundárias de 1854 a 1878. Neste período, aconteceram as Reformas Educacionais de Couto Ferraz (1854) e de Leôncio de Carvalho de 1878. Analisa-se, então, no contexto dessas Reformas, o papel dos Manuais didáticos, na disseminação do Cristianismo, do ideal de Nação e de cidadania, a partir da histórica escolar. Para impor ideias e preceitos politicas e culturais o Estado Imperial aprovou o Regulamento da Instrução Primária e Secundária, cuja responsabilidade era fiscalizar e orientar o ensino público e particular nos níveis primário e secundário, estabelecendo normas para o exercício da liberdade de ensino.

Palabras clave : Livro Didático; Cristianismo na escola; Ensino de História Antiga.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )