SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Eighteenth-century History teaching manuals: reflections on Christianity in school history in the Brazilian EmpireHistory and memory of the Normal School Helvídio Nunes de Barros (Bom Jesus, Piauí) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Katiene Nogueira da  and  CATANI, Denice Barbara. História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulista. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.837-855.  Epub Oct 26, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-11.

O presente artigo busca contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura universitária brasileira a partir do estudo de práticas de avaliação das aprendizagens, tomando como fontes para a pesquisa documentos da Universidade de São Paulo, entre eles os relatórios confidenciais da missão francesa que ajudou a fundar a universidade. O que aqui se apresenta origina-se numa pesquisa que teve por objetivo recuperar, conhecer e analisar a proposição de práticas de avaliação e de ensino que estiveram vigentes na Universidade de São Paulo desde a sua criação, 1934 até 1968, ano da Reforma Universitária.

Keywords : Cultura universitária; USP; Práticas de avaliação e ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )