Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
SILVA, Katiene Nogueira da y CATANI, Denice Barbara. História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulista. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.837-855. Epub 26-Oct-2020. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-11.
O presente artigo busca contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura universitária brasileira a partir do estudo de práticas de avaliação das aprendizagens, tomando como fontes para a pesquisa documentos da Universidade de São Paulo, entre eles os relatórios confidenciais da missão francesa que ajudou a fundar a universidade. O que aqui se apresenta origina-se numa pesquisa que teve por objetivo recuperar, conhecer e analisar a proposição de práticas de avaliação e de ensino que estiveram vigentes na Universidade de São Paulo desde a sua criação, 1934 até 1968, ano da Reforma Universitária.
Palabras clave : Cultura universitária; USP; Práticas de avaliação e ensino.