SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Manuales de enseñanza de Historia oitocentistas: reflexiones sobre el cristianismo en la historia escolar en el Imperio de BrasilHistoria y memoria de la Escuela Normal Helvídio Nunes de Barros (Bom Jesus, Piauí) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, Katiene Nogueira da  y  CATANI, Denice Barbara. História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulista. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.837-855.  Epub 26-Oct-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-11.

O presente artigo busca contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura universitária brasileira a partir do estudo de práticas de avaliação das aprendizagens, tomando como fontes para a pesquisa documentos da Universidade de São Paulo, entre eles os relatórios confidenciais da missão francesa que ajudou a fundar a universidade. O que aqui se apresenta origina-se numa pesquisa que teve por objetivo recuperar, conhecer e analisar a proposição de práticas de avaliação e de ensino que estiveram vigentes na Universidade de São Paulo desde a sua criação, 1934 até 1968, ano da Reforma Universitária.

Palabras clave : Cultura universitária; USP; Práticas de avaliação e ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )