SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulistaO valor educativo da história da filosofia no discurso de John Dewey índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

FIALHO, Lia Machado Fiuza  e  COSTA, Maria Aparecida Alves da. História e memória da Escola Normal Helvídio Nunes de Barros (Bom Jesus, Piauí). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.856-873.  Epub 26-Out-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-12.

O artigo relata a história da Escola Normal Helvídio Nunes de Barros, localizada na cidade de Bom Jesus, Piauí, o educandário é pioneiro na região na oferta do Ensino Normal. Objetivou-se desvelar uma narrativa histórica acerca da escola na sua inter-relação com o contexto educacional de Bom Jesus na década 1970. Com base nos pressupostos da História Cultural e metodologicamente na História Oral, com três colaboradores que vivenciaram o período de fundação da escola - professor e diretor Dom Ramón, supervisora Ivanilde Borges e aluna Ecileide Martins -, entrecruzada com fontes documentais - regimento interno da escola e Resolução do Conselho Estadual de Educação n. 4/1970 -, foi desenvolvida uma pesquisa que constatou que o surgimento da mencionada instituição foi decorrente da ampliação do acesso à educação, bem como do número de escolas primárias na região sul do Piauí, o que demandou formação específica para o magistério a fim de substituir os professores leigos.

Palavras-chave : História; Memória; Escola Normal Helvídio Nunes de Barros.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )