SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3História e memória da Escola Normal Helvídio Nunes de Barros (Bom Jesus, Piauí)A educação formativa e a docência de uma professora de crianças (1937-1971) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CUNHA, Marcus Vinicius da; COSTA, Sarah Passos Vieira da  e  MERCAU, Horacio Héctor. O valor educativo da história da filosofia no discurso de John Dewey. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.874-889.  Epub 26-Out-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-13.

Este trabalho tem por objetivo ampliar o entendimento e o alcance das teses filosóficas e educacionais de John Dewey, as situando no interior da tradição discursiva retórica derivada da Sofística. Para isso, faz-se primeiramente o exame quantitativo das ocorrências da expressão “history of philosophy”, passando em seguida à análise qualitativa do tema “história da filosofia” nas obras publicadas em The collected works of John Dewey: 1882-1953 (Southern Illinois University at Carbondale, EUA). Esse exame revela duas características que permitem associar Dewey à tradição retórica: o valor educativo atribuído ao estudo da história e uma forma de argumentar baseada na genealogia de fatos e conceitos. Tendo por base as teses de Dewey sobre estética e sua conceituação de experiência, o artigo é finalizado com a proposta de uma história criativa da filosofia e da educação.

Palavras-chave : John Dewey; História da Filosofia; Sofística.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )