SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The educational value of the history of Philosophy in John Dewey’s discourseStandardization Devices of Public Education in Brazil and Sergipe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ARAUJO, Marta Maria de  and  FERNANDES, Hercília Maria. A educação formativa e a docência de uma professora de crianças (1937-1971). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.890-902.  Epub Oct 26, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-14.

A formação pedagógica e a docência profissional da prof.ª Marinete Gomes Bezerra, nos anos de 1937-1940 (Escola Normal de Natal) e de 1941-1971 (escolas públicas urbanas e rural), respectivamente, são objetos de reflexão histórica do presente trabalho. Para a análise das fontes documentais (livro de reminiscências, legislação educacional, registro de diploma, programa de ensino), tornou-se pertinente o entendimento metodológico definido por Catani (2000), para que se procedesse a uma análise simultânea e integrada das dimensões teóricas e práticas - formação e docência - nas instituições de estudo e de trabalho, e para além dos saberes disciplinares. A constação conclusiva é que a dimensão teórica e a dimensão prática da formação pedagógica e da docência profissional da prof.ª Marinete efetuaram-se pela interlocução com uma literatura institucionalizada das ciências da educação. Por conseguinte, culminando na complexidade de uma formação relativamente completa para efetivar a educação integral da criança-aluna da escola pública.

Keywords : Escola Normal de Natal; Formação pedagógica; Docência profissional; Magistério público.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )