SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Avaliação escolar: uma contribuição sócio-histórica para o estudo da atribuição de notasDecisões jurisprudenciais sobre a inconstitucionalidade das eleições diretas para escolha dos diretores das escolas públicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

FERREIRA, Nilce Vieira Campos  e  LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. Uma formação intelectual e social convenientes [...]: formação de professores rurais (Brasil, 1942-1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.942-960.  Epub 26-Out-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-17.

No período de 1942 a 1963, com incentivo e apoio do governo federal brasileiro, houve significativa expansão de cursos de formação de professores rurais. Tais cursos deveriam ser ministrados nas Escolas Rurais ou Escolas Regionais Brasileiras. O objetivo deste artigo é compreender se, organizados sob a égide de uma formação específica para o magistério rural, esses cursos, no período em questão, organizaram a formação das normalistas em consonância com a realidade na qual se inseria a população rural. Os questionamentos que nos motivam são: como foram propostos os cursos normais rurais no Brasil e quais eram os modelos educativos para a formação de professores rurais? O que definia um curso normal rural, o meio no qual ele se localizava ou os conteúdos ministrados? Compõem fontes desse estudo: anais da VIII Conferência Nacional da Educação (Goiânia, 1942) e artigos publicados nas revistas da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). A análise da trajetória dos Cursos Normais Rurais na perspectiva da ação do Estado e da política educacional destinada à formação dos professores das escolas rurais permitiu concluir que, embora em tais cursos estivesse subjacente a proposta de uma formação específica para a atuação no meio rural e, portanto, uma concepção didático-pedagógica e uma organização administrativa diferentes daquelas vigentes nas escolas normais urbanas, na prática, nos Cursos Normais Rurais prevaleciam concepções formativas voltadas para a escola única.

Palavras-chave : História da Escolarização Rural; Formação de Professora(e)s Rurais; Curso Normal Rural; Curso Regional; Campanha Nacional de Educação Rural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )