SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Decisões jurisprudenciais sobre a inconstitucionalidade das eleições diretas para escolha dos diretores das escolas públicas brasileiras“Novas rotas” de circulação das cartilhas no extremo sul de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VINENTE, Samuel  e  GALVANI, Márcia Duarte. Notas Sobre a História dos Serviços de Educação Especial em Manaus, Amazonas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.979-998.  Epub 26-Out-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-19.

Os estudos sobre a configuração dos serviços especializados vêm ganhando cada vez mais força na literatura científica. Entretanto, ainda carecemos de estudos que auxiliem na compreensão da organização dessa política em diferentes contextos, bem como o resgate dos aspectos históricos de constituição desses serviços. O presente estudo objetivou descrever e analisar o histórico da oferta dos serviços de Educação Especial em Manaus entre 1892 e 2016. Trata-se de uma pesquisa documental realizada em materiais publicados no Diário Oficial Municipal do Município e no sítio eletrônico do Conselho Municipal de Educação. Foi realizado um levantamento em teses e dissertações que tiveram a capital amazonense como objeto de estudo, além dos sítios eletrônicos de instituições especializadas, órgãos públicos e blogs locais. Os resultados apontaram para o pioneirismo da atuação de instituições especializadas, bem como as formas organizativas do trabalho pedagógico na perspectiva clínica, que aos poucos foram redimensionando-se para a perspectiva pedagógica.

Palavras-chave : Educação Especial; História da Educação; Manaus.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )