SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3“Nuevas rutas” de circulación de folletos en el extremo sur de Mato GrossoCirculación de modelos para la enseñanza de las ciências naturales: el método intuitivo de ensenãnza en la transición entre Imperio y República índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BOBADILHA, Thierry Rojas  y  ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Institucionalização da educação no Sul de Mato Grosso. O Grupo Escolar de Batayporã (1955-1974). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.1013-1032.  Epub 26-Oct-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-21.

O artigo socializa resultados de pesquisa concluída, realizada em Curso de Pós-Graduação em Educação, referente à educação primária oferecida no Grupo Escolar de Batayporã, sul do antigo Mato Grosso, que descreveu e analisou os principais elementos que permitiram seu aparecimento e funcionamento em um lugar específico e momento histórico datado. O recorte temporal da pesquisa foi o período de 1955 a 1974. Foram utilizadas noções inscritas na perspectiva foucaultiana, produções nacionais sobre instituições escolares e fontes escritas, imagéticas e orais. A escola, criada em 1955, constituiu um elemento material do dispositivo de institucionalização da educação na cidade, que, no momento da criação, não havia adquirido sua emancipação administrativa. Conclui-se que o seu aparecimento e funcionamento inicial favoreceram ou foram condições para a fixação de migrantes no projeto de colonização, como também a inscreveram nos discursos sobre a educação em circulação no Brasil naquele período histórico.

Palabras clave : Projeto de colonização; Instituições escolares; Educação primária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )