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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VALDEMARIN, Vera Teresa. Circulação de modelos para o ensino de Ciências Naturais: o método de ensino intuitivo na transição entre Império e República. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.1033-1050.  Epub 26-Out-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-22.

Este artigo adota a perspectiva histórica (décadas finais do século XIX) para analisar a circulação de prescrições vinculadas ao método de ensino intuitivo. As fontes documentais são dois manuais didáticos dedicados a orientar as práticas pedagógicas de professores primários: Primeiras Lições de Coisas, de N. A. Calkins, publicado em língua portuguesa em 1886 e A Eschola Publica, organizado por Oscar Thompson e outros autores, publicado em 1895. A difusão do método intuitivo ou lições de coisas esteve aliada a transformações pedagógicas que incluem aspectos metodológicos e formação de professores, bem como desenvolvimento social e econômico, tornando-se um símbolo de modernização no estado de São Paulo. Focalizando o ensino de Ciências Naturais, o artigo evidencia diferentes interpretações e sentidos adquiridos pela inovação pedagógica no contexto brasileiro. Essas diferenças explicitam, por sua vez, diferentes concepções sobre a ciência e sobre seu ensino, uma vez que estão assentadas em diferentes formas de raciocínio e hábitos mentais que procuram sedimentar. Um deles, priorizou os passos lógicos para ensinar; o outro foi delimitado às prescrições do currículo escolar.

Palavras-chave : Método de ensino; Lições de Coisas; Ensino de Ciências Naturais; Formação de professores; História da Educação.

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