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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LEMOS JUNIOR, Wilson. O Canto Orfeônico na escola republicana brasileira e suas influências europeias (1890-1931). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.3, pp.1069-1079.  Epub 26-Oct-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-24.

Este artigo tem por objetivo discorrer sobre o ensino do Canto Orfeônico na legislação brasileira entre 1890 e 1931 e sua relação com o ensino de Canto Orfeônico surgido na Europa ainda no século XVIII. Utiliza-se como fontes, as legislações escolares como as reformas de ensino de Benjamin Constant (1890) e de Francisco Campos (1931), assim como alguns artigos publicados por educadores como Veríssimo de Souza (1907; 1910) e Chasteau (1899). Somam-se às fontes, pesquisas de autores como Contier (1998), Souza (2000), Jardim (2003; 2006; 2009) e Gilioli (2008). O artigo está dividido em duas partes. A primeira parte investiga as relações entre a prática orfeônica brasileira e a europeia. A segunda aborda as características do Canto Orfeônico. A influência do orfeonismo praticado na Europa tornou-se definitiva para a realidade brasileira.

Palabras clave : História da educação; Educação musical; Arte educação.

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