SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20La primera comunión femenina entre dos lados del océano (Brasil y España): imágenes archivadas de educación y religión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GOMEZ, Antonio Castillo. Outras vozes, outros arquivos. A memória escrita das classes subalternas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e043.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-43.

Este artigo reflete sobre a capacidade de produzir testemunhos escritos pelas classes subalternas. A partir de uma aproximação diacrônica, indaga as particularidades de tal memória ao longo do tempo. Distingue entre a conservação indireta e fragmentária típica dos séculos anteriores ao XIX, geralmente depositada em vestígios isolados, e outra de um tipo mais denso e articulado desenvolvido na era contemporânea, especialmente no século XX. Nesse sentido, uma parte do artigo se ocupa das recentes iniciativas de salvaguarda da memória escrita das classes subalternas. Analisa os chamados “arquivos à margem” e, em particular, o que significam “arquivos da escrita popular” no campo dos arquivos pessoais. Por último, o próprio conceito de “arquivo” é problematizado.

Palabras clave : Memória escrita; Classes subalternas; Arquivos à margem; Arquivos pessoais; Arquivos de escrita populares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )