SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20La primera comunión femenina entre dos lados del océano (Brasil y España): imágenes archivadas de educación y religiónLa experiencia curatorial en la colección IHGRGS Sandra Jatahy Pesavento: características identificativas del docente en el archivo personal de la intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

XAVIER, Libânia Nacif  y  ROBERT, Mychelle Nelly Maia. Arquivos pessoais de professores: o que guardam e o que nos dizem?. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e045.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-45.

O artigo se remete ao Arquivo Pessoal do Professor Rubin Santos Leão de Aquino (1929-2013): professor de história de cursinhos pré-vestibulares da zona sul da cidade do Rio de Janeiro e ativo mediador intelectual, tendo atuado em programas de rádio; sindicatos e entidades dedicadas à luta em defesa dos direitos políticos, durante o regime militar. Está dividido em quatro seções: a primeira reflete sobre a natureza dos arquivos pessoais de professores da educação básica; a segunda descreve o conteúdo do Arquivo em questão; a terceira articula as características pessoais de seu detentor com as marcas próprias de uma cultura profissional atinente aos professores de história do ensino médio; a quarta e última seção aponta os indícios e desafios que emergiram nas pesquisas que foram tecidas no diálogo entre a organização arquivística e as atividades de pesquisa com essas fontes documentais.

Palabras clave : Arquivos pessoais; Professores da educação básica; História da profissão docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )