SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Archivospersonales de los profesores: ¿qué guardan y qué nos dicen?Una maleta, un archivo: escrituras ordinarias en cuadernos de usos no escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SANTOS, Nádia Maria Weber  y  VEIGA, Alexandre. A experiência de curadoria no acervo Sandra Jatahy Pesavento do IHGRGS: identificando traços da professora no arquivo pessoal da intelectual. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e046.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-46.

A experiência de curadoria no acervo Sandra Jatahy Pesavento do IHGRGS acontece desde meados de 2015, sendo inovadora neste campo dos arquivos pessoais e, particularmente, nos acervos do referido Instituto. Os constituintes do acervo possuem relevância para a pesquisa do tempo presente, em especial para os campos da História, História da Educação e Arquivologia. Resumidamente, o conteúdo do arquivo abrange Coleção Bibliográfica, Fundo Documental (material de pesquisa e estudo, álbuns e diários de viagens, slides) e Documentos tridimensionais/acervo museológico (objetos de viagens e colares). Os documentos do Fundo Documental são referentes à trajetória pessoal e profissional de sua produtora, bem como diversos itens que registram sua atividade intelectual, permitindo uma ampla compreensão do trabalho desenvolvido por Pesavento ao longo das quatro décadas de atuação como professora de História e como pesquisadora/historiadora.

Palabras clave : Curadoria; Arquivo pessoal; Trajetória intelectual; Sandra Jatahy Pesavento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )