SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Archivos personales en el radar del Tiempo Presente. Dimensiones y posibilidades en los estudios académicosLa constitución de la enseñanza de la lectura como objeto de investigación académica en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GUTIERREZ, Laurent. Reinventar uma coesão para garantir a legitimidade de suas propostas de reforma do ensino: o exemplo da Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e036.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-36.

Dividido entre o desejo de reunir o maior número possível e o de levar em consideração as orientações ideológicas de cada um dos seus membros, a Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN) foi exitosa em dar de si uma imagem suficientemente consensual para legitimar a sua ação. A história desse movimento nos ensina que as dificuldades encontradas e as soluções que lhes foram propostas envolveram numerosas concessões que acabaram por enfraquecer o alcance de seus princípios fundadores. Este texto revisita alguns episódios da história da LIEN entre as duas Guerras Mundiais, enfatizando como ela trabalhou para a sua coesão no momento em que o número e a natureza das suas dissensões aumentavam.

Palabras clave : Educação Nova; Liga Internacional; Congresso; Adolphe Ferrière; Reforma; Pedagogos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )