SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Arquivos Pessoais no radar do Tempo Presente. Dimensões e possibilidades nos estudos acadêmicosA constituição do ensino de leitura em objeto de pesquisas acadêmicas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GUTIERREZ, Laurent. Reinventar uma coesão para garantir a legitimidade de suas propostas de reforma do ensino: o exemplo da Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e036.  Epub 29-Jan-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-36.

Dividido entre o desejo de reunir o maior número possível e o de levar em consideração as orientações ideológicas de cada um dos seus membros, a Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN) foi exitosa em dar de si uma imagem suficientemente consensual para legitimar a sua ação. A história desse movimento nos ensina que as dificuldades encontradas e as soluções que lhes foram propostas envolveram numerosas concessões que acabaram por enfraquecer o alcance de seus princípios fundadores. Este texto revisita alguns episódios da história da LIEN entre as duas Guerras Mundiais, enfatizando como ela trabalhou para a sua coesão no momento em que o número e a natureza das suas dissensões aumentavam.

Palavras-chave : Educação Nova; Liga Internacional; Congresso; Adolphe Ferrière; Reforma; Pedagogos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )