SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Reinventar uma coesão para garantir a legitimidade de suas propostas de reforma do ensino: o exemplo da Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN)Da “educação como salvação” à “crise da escola”: notas sobre a história da instituição escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SILVA, Ana Cristina Champoudry Nascimento da  e  PIETRI, Emerson de. A constituição do ensino de leitura em objeto de pesquisas acadêmicas no Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e050.  Epub 29-Jan-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-50.

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa orientada pelo objetivo de compreender os processos interdiscursivos que fundamentaram a formação de temas, bases conceituais e estratégias argumentativas para a constituição do ensino da leitura na escola básica em objeto de investigações científicas. Foram analisadas dissertações de mestrado desenvolvidas na década de 80 do século XX, em programas de pós-graduação no país. Os resultados mostram que a identificação da existência de uma crise da leitura referenciou a proposição de mudanças necessárias na educação leitora no ensino básico, para o que as pesquisas contribuiriam com a produção de subsídios teórico-metodológicos que transformassem as práticas pedagógicas e garantissem a formação emancipatória de leitores críticos.

Palavras-chave : Leitura; Pesquisa; Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )