SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20The constitution of teaching reading as an object of academic research in BrazilFrancisco Alves da Silva Castilho: a teacher in the invention of the 19th century Brazilian School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CALDEIRA, Ana Paula Sampaio. Da “educação como salvação” à “crise da escola”: notas sobre a história da instituição escolar. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e001.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-1.

Este texto tem como objetivo analisar dois discursos que marcam a representação da escola como instituição social. O primeiro deles, formulado a partir de uma percepção iluminista do saber, construiu um olhar positivo sobre a instituição escolar, considerando-a “antídoto” para os males sociais. O segundo, fortemente em voga hoje, percebe a escola como uma instituição superada e “em crise”. Procuraremos mostrar que estes dois discursos buscam responder a uma mesma pergunta, que poderia ser formulada nos seguintes termos: qual o papel da educação para a superação dos problemas nacionais?

Keywords : Educação; Instituição escolar; Crise da escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )