SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20La constitución de la enseñanza de la lectura como objeto de investigación académica en BrasilFrancisco Alves da Silva Castilho: un maestro en la invención de la escuela brasileña del siglo XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CALDEIRA, Ana Paula Sampaio. Da “educação como salvação” à “crise da escola”: notas sobre a história da instituição escolar. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e001.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-1.

Este texto tem como objetivo analisar dois discursos que marcam a representação da escola como instituição social. O primeiro deles, formulado a partir de uma percepção iluminista do saber, construiu um olhar positivo sobre a instituição escolar, considerando-a “antídoto” para os males sociais. O segundo, fortemente em voga hoje, percebe a escola como uma instituição superada e “em crise”. Procuraremos mostrar que estes dois discursos buscam responder a uma mesma pergunta, que poderia ser formulada nos seguintes termos: qual o papel da educação para a superação dos problemas nacionais?

Palabras clave : Educação; Instituição escolar; Crise da escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )