SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20A constituição do ensino de leitura em objeto de pesquisas acadêmicas no BrasilFrancisco Alves da Silva Castilho: um professor na invenção da Escola Brasileira oitocentista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CALDEIRA, Ana Paula Sampaio. Da “educação como salvação” à “crise da escola”: notas sobre a história da instituição escolar. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e001.  Epub 29-Jan-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-1.

Este texto tem como objetivo analisar dois discursos que marcam a representação da escola como instituição social. O primeiro deles, formulado a partir de uma percepção iluminista do saber, construiu um olhar positivo sobre a instituição escolar, considerando-a “antídoto” para os males sociais. O segundo, fortemente em voga hoje, percebe a escola como uma instituição superada e “em crise”. Procuraremos mostrar que estes dois discursos buscam responder a uma mesma pergunta, que poderia ser formulada nos seguintes termos: qual o papel da educação para a superação dos problemas nacionais?

Palavras-chave : Educação; Instituição escolar; Crise da escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )