SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20From ‘education as salvation’ to the ‘crisis of the school’: notes on the history of the school institutionThe constitution of the primary teacher in the republican Bahia: dialogue with the legislation (1890-1919) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BORGES, Angélica  and  TEIXEIRA, Giselle Baptista. Francisco Alves da Silva Castilho: um professor na invenção da Escola Brasileira oitocentista. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e002.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-2.

Neste artigo analisamos aspectos da trajetória de um professor público primário da Corte, Francisco Alves da Silva Castilho, que lecionou por aproximadamente 38 anos (1849-1887), com intuito de propiciar uma reflexão acerca dos diferentes papéis desempenhados pela docência na invenção da “Escola brasileira” Oitocentista e do próprio magistério. Castilho tornou-se autor de livros, escreveu em periódicos, participou de Conferências Pedagógicas e de associações que indicam diferentes modos de inserção na sociedade. O estudo usa as contribuições de Antonio Nóvoa, Escolano Benito e Edward Thompson no que se refere ao processo de profissionalização docente; à configuração da história escolar e do magistério; e ao conceito de experiência, para se pensar a constituição da trajetória docente. A investigação utilizou documentos manuscritos do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, relatórios da Inspetoria Geral de Instrução, manuais escolares e periódicos localizados na Biblioteca Nacional.

Keywords : Profissão docente; Instrução primária; Brasil Império.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )