SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Francisco Alves da Silva Castilho: un maestro en la invención de la escuela brasileña del siglo XIXSubsidio para la educación de las mujeres: el caso de la Escola Profesional Feminina de Belo Horizonte (1919-30) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MIGUEL, Antonieta; MENEZES, Jaci Maria de Ferraz  y  SANTANA, Elizabete Conceição. A constituição do professor primário na Bahia republicana: diálogo com a legislação (1890-1919). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e003.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-3.

O presente estudo investiga a constituição da profissão de professor primário durante a Primeira República a partir da legislação educacional. Toma as Reformas do Ensino no Estado da Bahia entre 1890 a 1919 para entender a dinâmica que a profissão docente assumiu nos textos legais, considerando como marcadores o acesso/recrutamento à carreira do magistério; a tipologia de professores; e a formação profissional. A análise desses aspectos apontou para permanências de concepções sobre a ideia de professor e formas de recrutamento provenientes do Império que repercutiram nas primeiras décadas republicanas e resultaram em uma política fiscalizadora e de controle sobre a formação, acesso e progressão profissional do professor primário.

Palabras clave : Professor Primário; Legislação Educacional; Primeira República Baiana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )