SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Educational settings in the municipality of Uberaba, Minas Gerais: decentralization and organization of primary public education (1895-1912)History and Education: Dominican-Anastasian school institutions in Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

TORRES, Carla Michele Ramos  and  NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A revista Movimento da UNE como objeto e fonte para a História da Educação brasileira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e004.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-4.

Esse artigo tem como objetivo analisar a revista Movimento da União Nacional dos Estudantes, especificamente suas publicações entre os anos de 1962 e 1963, com o intuito de apresentar as suas potencialidades de estudo, enquanto objeto e fonte, para as pesquisas em história da educação brasileira. Empregamos a metodologia da análise documental e partimos do pressuposto de que o objeto de investigação histórica deve ser compreendido na sua totalidade, ou seja, a partir das várias dimensões da realidade humana. O periódico Movimento, produzido por uma entidade política-representativa estudantil, propôs ser um canal de disseminação das ideias progressistas que fundamentaram um projeto nacionalista e desenvolvimentista para o Brasil nos anos iniciais da década de 1960 e, por essas características, o impresso passa a ser uma referência significativa aos pesquisadores da área educacional.

Keywords : História da Educação; Imprensa Estudantil; Revista Movimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )