SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Some subsidies for understanding Spanish education for the deaf: historical and legal evidenceMemories of rural school managers during the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. A saúde do corpo e da alma como missão escolar: higienismo, ultramontanismo e o ensino das meninas e moças no Brasil, a partir do Serro, Minas Gerais (1904-1921). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e035.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-35.

Analisamos as relações entre a instrução escolar, o higienismo “pedagógico” e ultramontanismo católico no contexto de criação do Colégio Nossa Senhora da Conceição na cidade do Serro/MG, para o atendimento de meninas e moças, em seu orfanato, internato e externato. Investigamos três instituições que operaram em perfeita sincronia no projeto higienista serrano: a Irmandade de Santa Tereza, a Câmara Municipal e a Igreja Católica. Discutimos como o higienismo interferiu na instrução escolar serrana e em suas práticas de ensino no contexto de moralização das crianças órfãs e das meninas e moças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para mapeamento, coleta e interpretação de documentos dos arquivos públicos e privados, e para a consulta dos autores especialistas no tema. O resultado obtido é o alargamento da compreensão sobre a forma de atuação da Igreja Católica na moralização popular através de seus colégios confessionais.

Keywords : História da educação; Higienismo; Ultramontanismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )