SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Health of body and soul as a school mission: hygienism, ultramontanism and teaching of children, adolescent girls, and young women in Brazil, from Serro, Minas Gerais (1904-1921)Paedology as a polygraph of pedagogy (psycho-pedagogical assumptions) in Faria de Vasconcelos (1880-1939) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

PASINATO, Darciel. Memórias de gestores de escolas rurais durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e007.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-7.

O objetivo do artigo é investigar as memórias de gestores das Escolas Aníbal Magni e Frei Anselmo, localizadas no interior do município de Selbach, no norte do Rio Grande do Sul, no período que compreende a Ditadura Civil-Militar brasileira entre 1964 e 1985. Estudando as vinculações estabelecidas entre as instituições e os procedimentos pelos quais as representações da institucionalização destas escolas foram estabelecidas, é que se pode perceber e entender atitudes e condutas históricas produzidas coletivamente. Com foco no eixo das instituições escolares, tem a Memória como pressuposto teórico e utiliza a metodologia da História Oral. Por fim, no que diz respeito ao perfil dos gestores escolares, prevalece o foco no pedagógico, dado que os gestores eram responsáveis por conduzir questões de ensino e aprendizagem, ao lado dos docentes. Consideremos que os gestores colaboraram com a educação das comunidades onde atuaram, tornando-se evidente nas narrativas de memória, no reconhecimento que recebem dos seus ex-alunos.

Keywords : Memórias de gestores; Ditadura Civil-Militar brasileira; História Oral.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )