SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Pedología como polígrafo de la Pedagogía (suposiciones psicopedagógicas) en Faria de Vasconcelos (1880-1939)Huellas de la historia de la pedagogía del neonato en Europa desde el humanismo hasta principios del siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PETITTI, Eva Mara  y  SCHMUCK, María Emilia. Programas de educação rural no norte da província de Entre Ríos (Argentina, 1978-2018). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e023.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-23.

O artigo se propõe a examinar as mudanças e permanências, bem como a convivência e sobreposição entre os principais programas de educação rural implementados na província argentina de Entre Ríos e especialmente no norte, ao longo de quatro décadas que diferentes governos seguiram, tanto ditatoriais quanto democráticos (1978-2018). Para isso, consultamos regulamentos, documentos e registros nacionais e provinciais elaborados no âmbito dos diferentes programas estudados, bem como recuperamos entrevistas e parte do trabalho etnográfico anterior. Ao longo do trabalho, distinguimos cinco programas que, em maior ou menor grau, dependendo do caso, foram sobrepostos em relação aos horários de início e término e aos atores que participaram deles. Demonstramos que seus objetivos fundamentais e sua organização foram articulados.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação Rural; Entre Ríos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )