SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20The letters and the nation: Olavo Bilac and his chronicles about education (1900-1906)Maria Victoria Peralta. Her commitment to kindergarten education in Chile and Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

GATTI, Giseli Cristina do Vale  and  ALVES, Luís Alberto Marques. O Ensino Secundário em Portugal e no Brasil no Século XX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e053.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-53.

Este artigo aborda, em perspectiva comparada, a temática do Ensino Secundário em Portugal e no Brasil durante o Século XX. Parte-se de uma discussão conceitual e de uma contextualização histórica do que se passou em ambos os países no período delimitado. Em seguida, faz-se uma apresentação da bibliografia de referência e de uma parte significativa da historiografia existente sobre este nível de ensino em Portugal e no Brasil. Depois, examina-se a legislação e alguns aspectos relacionados às instituições escolares, seus currículos e práticas. Ao final, apontam-se semelhanças e diferenças entre os percursos e a situação atual do Ensino Secundário em Portugal e no Brasil.

Keywords : Ensino Secundário; Portugal; Brasil; Historiografia; Legislação; Práticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )