SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20La Enseñanza Secundaria en Portugal y Brasil en el Siglo XXInstrucción agrícola, salud, higiene y moralización de las costumbres en la Cartilha do agricultor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ESCUDERO, Jaime Caiceo. Maria Victoria Peralta. Seu compromisso com a educação pré-escolar no Chile e na América Latina. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e009.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-9.

O Chile possui a cobertura de todo o seu sistema escolar básico e médio, mas não tanto na a educação pré-escolar, alcançando apenas os 50%. O Estado funda o primeiro jardim de infância público só em 1906. Seu maior desenvolvimento, no entanto, ocorre nos últimos 50 anos, graças à criação de dois órgãos públicos: JUNJI e INTEGRA. Nesta última vez, Maria Victoria Peralta Espinosa desempenhou um papel importante a favor da educação pré-escolar, transformando-se em uma figura de liderança nesse nível educacional, tanto no Chile quanto na América Latina. O objetivo é reconstituir sua biografia e descrever sua ação educacional em favor dos direitos que a mulher-mãe tem com seus filhos em relação ao ensino desde a primeira infância, a fim de obter uma cobertura completa desse setor educacional.

Palabras clave : Educação Pré-escolar; Formação de educadores infantis; Políticas Públicas; Cobertura da primeira infância.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )