SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Maria Victoria Peralta. Seu compromisso com a educação pré-escolar no Chile e na América LatinaApontamentos sobre o testemunho infantil na historiografia da Educação (Brasil, Séculos 19 e 20) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CONCEICAO, Joaquim Tavares da  e  LIMA, Aristela Arestides. Instrução agrícola, saúde, higiene e moralização dos costumes na Cartilha do agricultor. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e010.  Epub 29-Jan-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-10.

Este artigo apresenta uma compreensão historiográfica da Cartilha do agricultor, evidenciando aspectos de sua materialidade, circulação e apropriações no ensino agrícola. Quanto ao conteúdo, analisa instruções da agricultura científica e padrões de higienização e moralização dos costumes que a obra almejou incutir entre a população rural. Foram analisadas duas edições da cartilha, organizadas em cinco volumes, publicadas nos anos de 1969 e 1970 pela Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Produzida com o intuito de atingir um público regional, a obra seguiu diferentes itinerários, alcançando leitores em outras regiões do Brasil. A cartilha pode ser compreendida como um manual de moralização de costumes e de inculcação de padrões higiênicos e, principalmente, como difusora de conhecimentos agronômicos, com o propósito de forjar um agricultor produtivo e moralizado segundo os padrões vigentes.

Palavras-chave : Cartilha do agricultor; Ensino agrícola; Modernização da agricultura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )