SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Farming instrucution, health, hygiene and moralization of practices in the Farmer’s guideThe creation of the National Institute of Educational Cinema in the Vargas Era: debates and exchanges of ideas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Apontamentos sobre o testemunho infantil na historiografia da Educação (Brasil, Séculos 19 e 20). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e024.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-24.

Em se tratando de tentar ouvir a voz da criança do passado, a que tipos de testemunhos infantis têm recorrido os historiadores e historiadoras da educação brasileira? Oferecer alguns apontamentos em torno dessa questão é o objetivo deste artigo. O recorte cronológico adotado transita entre os séculos 20 e 19. Em termos metodológicos, visita três campos historiográficos, entre os quais há intersecção e cruzamento de interesses em torno da criança no passado: o da historiografia da infância, o da historiografia da cultura sobre o Brasil e o da historiografia da educação propriamente dita. As conclusões apontam que, a depender do período estudado, variam as fontes disponíveis. Para o século 20 têm sido utilizadas, recentemente, escritas infantis, documentos produzidos pela própria criança (cadernos escolares ou correspondências). Já para o século 19, os egodocumentos são as fontes que, mesmo indiretas, permitem acessar as experiências da criança brasileira daquela época.

Keywords : Fontes; Infância; História da Educação; Historiografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )