SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Apuntes sobre el testimonio infantil en la historiografía de la Educación (Brasil, Séculos 19 y 20)“Difundir las luces para el progreso”: la expansión de la Escuela Normal por la iniciativa municipal y privada en São Paulo (1927-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PEREIRA, Lara Rodrigues. A criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo na Era Vargas: debates e circulação de ideias. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e025.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-25.

O artigo que segue trata da criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), órgão gestado durante o primeiro governo Vargas e que foi inaugurado em 1936. A escolha do administrador do INCE, Roquette-Pinto, foi contextualizada durante o texto, algo que ajudou a explicar certos aspectos científicos alocados nos filmes do Instituto. Trago como fontes, trechos do Decreto-lei n. 21.240 de abril de 1932 que instituiu o órgão, artigos assinados pelo cineasta Humberto Mauro na revista A Cena Muda, recortes de discursos de autoridades políticas e pensadores da educação do período. Esses documentos apontaram para o alinhamento entre cinema educativo e propaganda política, além de trazerem à tona elementos vinculados a uma moral religiosa católica, cuja premissa foi moldar as narrativas cinematográficas produzidas por todo o cinema brasileiro do período, sobretudo o educativo.

Palabras clave : INCE; Cinema educativo; Propaganda Política; Era Vargas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )