SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Reforms of education and work in Brazil. A brief history of a crumbling education systemInternational recommendations (IBE - Unesco), the Organic Law of Normal Education and the training of teachers in Parana (1946-1961) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SOUZA, Luani de Liz  and  SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Industriar o professor: uma cartografia dos cinematógrafos no Brasil (1910 a 1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e026.  Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-26.

Este texto apresenta dados que caracterizam a presença (física e retórica) e a circulação do cinematógrafo na escola brasileira. A documentação consultada permite construir (ou reconstruir) parte de uma narrativa que enaltece a modernidade e o progresso na educação através da invenção, fabricação e comercialização de um conjunto de artefatos, entre eles o cinematógrafo. Da narrativa da modernidade, fomentada pelas Exposições Universais, às alianças entre o setor educativo e a indústria que descobre na escola um grande mercado, vai-se construindo um mapa que retrata a presença de indústrias e representantes comerciais bem como, do próprio objeto na escola. Não menos importante é a formulação do Instituto de Cinema Educativo, suas funções e atividades e às relações comerciais estabelecidas com as indústrias internacionais de cinematografia. A narrativa dos conteúdos escolares estaria assim balizada por interesses da indústria e seus aliados e porta-vozes que irão defender a necessidade de industriar o professor.

Keywords : Cinematógrafo; Cultura material escolar; Objetos da escola; Cinema educativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )