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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

AMSTEL, Narayana Astra Van; QUITZAU, Evelise Amgarten  e  SILVA, Marcelo Moraes e. Divertimentos e educação do corpo no protestantismo de Benjamin Franklin (1682 -1791). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e015.  Epub 29-Jan-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-15.

O artigo tem como objetivo compreender os elementos que caracterizaram a postura do protestantismo norte-americano em relação aos divertimentos e à educação do corpo. Apesar de existirem muitas obras sobre Benjamin Franklin poucas exploraram a relação das suas contribuições com uma prescrição sobre os divertimentos e educação do corpo. As fontes utilizadas foram legislações da Pensilvânia e os escritos de Franklin. As análises evidenciam que, se por um lado as leis constituíam um quadro de condenação da ociosidade e dos divertimentos, por outro, os escritos trazem observações favoráveis a atividades como o xadrez e práticas físicas, justificando estes divertimentos a partir de uma moral utilitarista.

Palavras-chave : Ética protestante; Divertimentos; Tempo livre; América; História.

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