SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Divertimientos y educación del cuerpo en el protestantismo de Benjamin Franklin (1682-1791)La trayectoria poco común de una educadora popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

OLIVEIRA, Natália Cristina de; CAMPOS, Névio de  y  SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. Padre Montoya e as estratégias de conquista espiritual nas missões do Guairá. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e016.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-16.

Este artigo tem como objetivo discutir as estratégias de Padre Montoya no processo de conquista espiritual entre os gentios das missões do Guairá, no contexto do século XVII. Apoia-se na obra intitulada Conquista Espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape - Reduções Guaraníticas, escrita por esse padre jesuíta e nos conceitos de estratégia e habitus de Pierre Bourdieu, na tentativa de explicitar que a presença dos jesuítas foi demarcada pela denúncia de abusos contra os gentios praticados pelos colonos espanhóis e bandeirantes paulistas, pela descrição elogiosa dos gentios convertidos e pelo combate contra gentios não convertidos, em especial contra caciques e pajés que eram representados como a encarnação do demônio nas terras das Américas.

Palabras clave : Companhia de Jesus; Missões do Guiará; Antonio Ruiz de Montoya; Conquista espiritual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )