SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Divertimentos e educação do corpo no protestantismo de Benjamin Franklin (1682 -1791)A incomum trajetória de uma educadora popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

OLIVEIRA, Natália Cristina de; CAMPOS, Névio de  e  SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. Padre Montoya e as estratégias de conquista espiritual nas missões do Guairá. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e016.  Epub 29-Jan-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-16.

Este artigo tem como objetivo discutir as estratégias de Padre Montoya no processo de conquista espiritual entre os gentios das missões do Guairá, no contexto do século XVII. Apoia-se na obra intitulada Conquista Espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape - Reduções Guaraníticas, escrita por esse padre jesuíta e nos conceitos de estratégia e habitus de Pierre Bourdieu, na tentativa de explicitar que a presença dos jesuítas foi demarcada pela denúncia de abusos contra os gentios praticados pelos colonos espanhóis e bandeirantes paulistas, pela descrição elogiosa dos gentios convertidos e pelo combate contra gentios não convertidos, em especial contra caciques e pajés que eram representados como a encarnação do demônio nas terras das Américas.

Palavras-chave : Companhia de Jesus; Missões do Guiará; Antonio Ruiz de Montoya; Conquista espiritual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )