SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20El Padre Montoya y las estrategias de conquista espiritual en las misiones de GuairáLa trayectoria de las ideas políticas de Alceu Amoroso Lima: de la contrarrevolución al modernismo católico (1928-1938) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

TEIXEIRA, Paulo Rogério de Oliveira  y  BARREIRA, Luiz Carlos. A incomum trajetória de uma educadora popular. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e054.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-54.

O artigo discorre sobre a trajetória profissional de uma educadora popular que começou a se tornar professora quando ainda era adolescente, em uma fazenda de café, no estado do Paraná. Já adulta e residente em um bairro periférico da cidade de São Paulo, aproximou-se e passou a militar no Movimento dos Trabalhadores sem Terra - MST. Graças a essa sua militância, pôde graduar-se em Pedagogia (da Terra) e realizar uma especialização sobre o uso de sementes nativas e crioulas na agricultura. Não por acaso, advoga, hoje, uma educação do campo para o campo, ou seja, uma educação pensada e praticada por aqueles que, como ela, vivem em acampamentos e assentamentos de terra. A trajetória dessa educadora foi reconstruída por meio de entrevistas realizadas conforme procedimentos de pesquisa observados por historiadores que atuam no campo da História Oral. O mesmo ocorreu em relação à narração, que foi pensada, estruturada e produzida também de acordo com tais procedimentos, especialmente aqueles relacionados a uma técnica particular, denominada transcriação de entrevistas.

Palabras clave : Educação popular; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST; Comuna da Terra Irmã Alberta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )