SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Sounds of literacy in Brazil Empire: present of Castilho and JacototLa educación corporal en el Grupo Escolar João Alcântara en Porteirinha/MG y su interfaz con el proyecto católico (1930-1945) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

AGUIAR, Thiago Borges de; LEONARDI, Paula  y  PERES, Fernando Antonio. Ginzburg na oficina do historiador da educação: algumas considerações metodológicas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e029.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-29.

Neste artigo, refletimos sobre os procedimentos metodológicos empregados pelo historiador italiano Carlo Ginzburg em sua obra, apontando para como esses procedimentos podem ser usados em nossas pesquisas na área de história da educação. Partimos de dois artigos que trataram do paradigma indiciário no campo da história da educação a partir das categorias de distância e estranhamento e das relações entre verdade e linguagem. Propomos pensarmos nossas pesquisas a partir da densidade literária, diálogo interdisciplinar e tratamento das fontes. Compreendemos que a pesquisa em história da educação inserida em um Paradigma Indiciário implica erudição, preservação da dúvida, diálogo com o olhar de outras áreas para nossos objetos de investigação, compreensão do lugar do acaso na pesquisa e assunção de uma postura de exílio em relação às fontes (e a nós mesmos) para que nosso método de leitura indiciária possa preservar o caráter de indecifrabilidade presente em toda produção cultural humana.

Palabras clave : Paradigma indiciário; Método indiciário; Metodologia científica; História da Educação; Carlo Ginzburg.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )