SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Ginzburg en el taller del historiador de la educación: algunas consideraciones metodológicasLa constitución técnica y teórica del Repositorio Digital Tatu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, Wilney Fernando  y  QUILLICI NETO, Armindo. A educação do corpo no Grupo Escolar João Alcântara em Porteirinha/MG e sua interface com o projeto católico. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e019.  Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-19.

A proposta deste artigo é investigar a influência da Igreja Católica nas práticas corporais do Grupo Escolar João Alcântara, em Porteirinha/MG, entre 1930 a 1945. Para a Igreja, a educação foi uma poderosa estratégia no que diz respeito à expansão e à manutenção da sua hegemonia, e, por meio da sua doutrina, ela propôs a educação corporal de crianças, jovens e mulheres para que pudessem somar forças à religião. Para a constituição dessa tarefa, foi realizada a análise de fontes documentais em livros de reuniões de professores, recortes de jornais, fotografias, livros do tombo de diversas paróquias e legislação educacional. Como resultado, pode-se afirmar que a educação do corpo dava suporte à educação da mente e da moral. Com isso, o esporte passou a ser um aliado interessante para uma proposta de um Estado e de uma Igreja que se diziam, dentro dos seus domínios, unitários, fortes e fundamentais.

Palabras clave : Educação; Corpo; Igreja Católica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )