SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educação, Direito de Todos e o Bicentenário da Independência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

LORENZ, Karl M.. Estudiosos de renome e o desenvolvimento da História da Educação nos Estados Unidos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e143.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-143.

Este artigo descreve as conquistas de um rol seleto de estudiosos que trouxeram avanços à área da História da Educação nos Estados Unidos. A evolução desse campo de pesquisa tem sido influenciada, desde 1830, pelas ideias e ações de profissionais célebres que contribuíram de diversas maneiras e em diferentes momentos da história do país. Alguns desses especialistas estabeleceram a História da Educação como um tema viável de estudo ou contribuíram para o seu ensino em cursos de pós-graduação e programas de formação de educadores. Outros apoiaram e estimularam uma investigação estruturada dentro dessa área ou facilitaram a disseminação de resultados de pesquisas por meio de publicações e espaços profissionais. A presente narrativa aborda o campo da História da Educação no contexto de suas tradições de ensino e de pesquisa, dando ênfase às contribuições de indivíduos e instituições que definiram e expandiram esse campo do conhecimento e ao papel que a educação teve no desenvolvimento da sociedade estadunidense.

Palavras-chave : Conhecimento em Educação; História da Educação; História da Educação estadunidense; Pesquisa histórica; Pesquisa em educação; Ensino da História estadunidense; Journal of Education.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )