SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The writer’s self-learning process outside and against the Portuguese school: Teixeira de Pascoaes and the sublimation of genius, from the Livro de Memórias (1928) to Uma Fábula (1952)Canção de ninar (Lullaby) novel and the relationship between women, education and work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MENDEZ, Jorgelina; VUKSINIC, Natalia  and  SUASNABAR, Juan Manuel. “Leitora amiga”. Gênero e experiência de escolarização na Argentina na década de 1930. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e073.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-73.

Este trabalho analisa a relação entre gênero e experiência de escolarização na Capital Federal Argentina nos anos 1930. Partindo da biografia de uma "menina" que frequentou a escola naquela década, será relatada sua particular experiência - recuperada também de suas leituras e cadernos de aula - em tensão com as representações sobre os papéis atribuídos às “meninas”, como futuras mulheres, nos livros de leitura utilizados nas escolas. Nesse sentido, os livros de leitura utilizados no ensino fundamental tornam-se uma fonte muito valiosa, pois são um suporte fundamental na disseminação dos valores morais, estéticos e patrióticos da época. Numa trama que articula elementos macro e micropolíticos, a riqueza que a experiência biográfica lança através de histórias particulares, do “corpo a corpo” (Agamben, 2014, p. 19), fornece ferramentas de grande valor heurístico para o estudo do dito relacionamento.

Keywords : Representações de gênero; Biografía; Livros de leitura; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )