Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
MENDEZ, Jorgelina; VUKSINIC, Natalia e SUASNABAR, Juan Manuel. “Leitora amiga”. Gênero e experiência de escolarização na Argentina na década de 1930. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e073. Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-73.
Este trabalho analisa a relação entre gênero e experiência de escolarização na Capital Federal Argentina nos anos 1930. Partindo da biografia de uma "menina" que frequentou a escola naquela década, será relatada sua particular experiência - recuperada também de suas leituras e cadernos de aula - em tensão com as representações sobre os papéis atribuídos às “meninas”, como futuras mulheres, nos livros de leitura utilizados nas escolas. Nesse sentido, os livros de leitura utilizados no ensino fundamental tornam-se uma fonte muito valiosa, pois são um suporte fundamental na disseminação dos valores morais, estéticos e patrióticos da época. Numa trama que articula elementos macro e micropolíticos, a riqueza que a experiência biográfica lança através de histórias particulares, do “corpo a corpo” (Agamben, 2014, p. 19), fornece ferramentas de grande valor heurístico para o estudo do dito relacionamento.
Palavras-chave : Representações de gênero; Biografía; Livros de leitura; Ensino Fundamental.