SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“Lectora amiga”. Género y experiencia de escolarización en la Argentina de la década de 1930“Esto aquí no es escuela, es zoológico. Allá están los animales”: Muerte a una edad temprana de Jonathan Kozol y las injusticias y violencias promovidas por el sistema escolar americano en la década de 1960 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BARBOSA, Raquel Lazzari Leite  y  SILVA, Mariana Montanhini da. O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e074.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74.

Com base na temática feminina abordada no romance francês Canção de Ninar, de Leïla Slimani, esse artigo propõe um estudo sobre a relação entre algumas questões de gênero, educação e trabalho. Em que pese ser uma história situada na atualidade, apoiado na leitura desse livro pode-se permitir abordar aspectos históricos, desde meados do século XIX, período no qual as mulheres foram incorporadas às relações laborais exteriores, para entender como foi forjada a problemática envolvendo gênero, educação e trabalho, que ultrapassa o tempo histórico, e oferecer aspectos, a partir dos quais se pode perceber uma configuração social referente ao papel das mulheres na atuação profissional. Isto posto, o romance Canção de Ninar, torna-se um recurso como móvel de formação e conhecimento da realidade social e histórica.

Palabras clave : História de mulheres; Ensino; Estudos literários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )