SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanosO Museu Pedagógico Municipal de Lisboa (Portugal, 1883-1933): Percurso e significado de uma instituição renovadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MARTINEZ, Pedro Luis Moreno. O Museo Pedagógico Nacional e a renovação educativa na Espanha (1882-1941). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e102.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-102.

O Museo Pedagógico Nacional, fundado em 1882 em Madri, inicialmente com o nome de Museo de Instrucción Primaria, foi criado a partir de uma proposta da Institución Libre de Enseñanza como parte do seu projeto pedagógico e político. Visava a modernização e a transformação social do país. A iniciativa estava vinculada à necessidade de fomentar as reformas necessárias para melhorar as condições do ensino primário, tendo como referência a experiência museal internacional. O Museo, tal como foi concebido pelo seu primeiro diretor, Manuel Bartolomé Cossío (1857-1935), deveria ser a porta pela qual seriam introduzidos na Espanha os avanços já verificados em outros países em relação ao ensino primário. As suas principais linhas de atuação estavam direcionadas à formação docente, à reforma do mobiliário escolar e do material para o ensino. Propunha-se, também, converter-se no centro de informação, estudo, renovação e difusão pedagógica mais importante do país naquele período.

Palavras-chave : Museo Pedagógico Nacional; Espanha; Formação; Pesquisa; Renovação educativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )