SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The Municipal Educational Museum of Lisbon (Portugal, 1883-1933): Journey and meaning of a renewing institutionThe Museum and Library of Pedagogy: a grand experimental showcase of popular science (Montevideo / Uruguay, 1889...) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

LINARES, María Cristina. O Museu Pedagógico da Argentina: nascimento e vicissitudes de uma instituição renovadora (1883-1940). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e104.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-104.

Os museus pedagógicos surgiram a partir de meados do século XIX acompanhando a formação de professores e a construção dos sistemas educacionais nacionais. Eram centros que incluíam uma biblioteca com obras pedagógicas, legislação e outros tipos de documentos, bem como mobiliário escolar e acervos de material didático. Eles subscreveram a circulação de ideias, práticas e materiais escolares. Tiveram um caráter prospectivo e instituidor das novas metodologias, ferramentas, política e estrutura escolar, e a intenção expressa de construção de identidades nacionais. Na Argentina, a iniciativa de criar um museu pedagógico no âmbito do Conselho Nacional de Educação, o Museu Nacional da Escola, anexo à biblioteca e voltado para o ensino fundamental, foi entendido como um motor de renovação político-pedagógica e material da educação. O museu foi um dos mecanismos do Estado dentro do sistema educacional para levar gradualmente a sociedade a um nível de “civilização”.

Keywords : Museu pedagógico; Argentina; Renovação escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )